Um tempo parado

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cara, tô preocupado...
Umas duas semanas atrás, comecei a sentir uma dor diferente do costume na região lombar da coluna. Ao invés de doer quando eu iniciava um esforço físico(corrida, treino, alongamento), começou a doer quando eu inclino a coluna pra frente ou pra trás.

Em vista da periculosidade de problemas na coluna, marquei ortopedista e vou tentar evitar qualquer tensão nas costas até segunda ordem.
Eu suspeito que seja uma hérnia de disco.
Entre as vértebras(ossinhos da coluna) temos uma quantidade de cartilagem, um tecido resistente e flexível, que está ali para absorver impactos e prolongar a utilidade da coluna. Quando ocorre a Hérnia nesses discos, há uma porção deles que 'escapam' da posição natural e tocam a medula, causando dor ao movimentar a região(praticamente TODO movimento do corpo afeta a coluna). *Ver figura 2

Talvez não seja uma hérnia. Como eu sinto dor ao inclinar-me, pode ser que um desses discos tenha se desgastado e, quando me inclino, uma vértebra 'raspa' a outra, provocando dor.

De qualquer jeito, se eu não cuidar, pode ser muito prejudicial ao meu futuro. Não necessariamente meu futuro distante.

Figura 1: Esquema da vértebra mostrando um disco rompido
Figura 2: Esquema de uma Hérnia e seu ponto de contato com a Medula


Material de suporte: Meninas de Pantufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário