Comportamento de um Tracer

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O texto fala sobre a importância e a ética que um verdadeiro traceur deve seguir a fim de passar a melhor mensagem possível do parkour para as pessoas, expanda o tópico para ler o texto.

1)Respeitar as pessoas:
2)Respeite o local:
3)Treine para você:
4)Seja Prestativo:
5)Treine sério e silenciosamente:

Escrito por Alex Pires em

Pessoal se tiverem um tempinho, gaste ele vendo algumas coisas no: http://pulodogato.parkour.com.br/downloads/


 




1)Respeitar as pessoas

O parkour é uma atividade mal interpretada desde seu surgimento. Muitos ainda tem conceitos obscuros quanto a pratica e ao tipo de finalidade do Parkour. Independente disso é importante que se respeitem as pessoas, desde aquele que admira até aqueles que detêm propriedades que são usadas para o treino. Evite discutir com seguranças, donos de estabelecimentos, guardas e outros tipos de pessoa que possam vir a reclamar da sua presença naquele local. Se for abordado, simplesmente pegue suas coisas e se retire do local.

Não deixe que a grosseria de alguns te tire do sério. Não vale a pena discutir com pessoas que não entendem aquilo que você está fazendo. Deixe o local sem discutir com a pessoa ou no máximo tente explicar o que estava fazendo para que eles entendam que você não é um vândalo e sim alguém que procura se exercitar de forma diferente.

Tomando estas atitudes você não deixa a imagem do praticante como sendo a do cara que destrói e vai embora ou daquele que discute com os guardas e seguranças.

Procurar lugares onde exista pouca circulação de pessoas. Parkour não é exibicionismo e, portanto, não precisa ser praticado em lugares com muita concentração de pessoas. Outro detalhe é que geralmente nos lugares mais tranqüilos não tem seguranças e você pode treinar o que quiser, como quiser, da maneira que quiser, sem correr o risco de ser atrapalhado por ninguém.

2)Respeite o local
O traceur é aquele que respeita o lugar onde pratica. O ideal é que o lugar se mantenha nas mesmas condições em que você encontrou quando chegou para treinar. Procure não quebrar, sujar, denegrir o lugar por onde passa. Manter o ambiente onde treina é importante porque evita uma série de transtornos, garante sua segurança e faz com que você tenha cada vez mais lugares para treinar.

3)Treine para você



Quando for treinar, treine para si mesmo. O parkour é uma prática que prega o desenvolvimento do ser humano por meio de auto conhecimento e de treino. Ninguém é igual a ninguém e por isso comparações do tipo "Fulano é melhor do que cicrano" são desencorajadas e inválidas. O ponto chave do Parkour é se fortalecer, se preservar, se manter praticando, melhorar constantemente e procurar ajudar aqueles que desejam praticar também. Não adianta treinar várias horas todos os dias se você não descansa e depois tem que parar em definitivo.

Parkour não é aquilo que você é, mas sim aquilo que você pretende ser.
Treinar e fazer as coisas da forma mais saudável possível é ainda o melhor caminho para chegar num grau de entendimento adequado.

4)Seja Prestativo

Treinar Parkour é algo prazeroso e para poucos privilegiados. Vale lembrar que muitas pessoas não têm condições de vida adequadas e não podem se dar ao luxo de pararem suas vidas por alguns instantes para praticar.

Além de treinar, procure ser prestativo quando alguém te perguntar como você faz determinado movimento. Tentar explicar um movimento é bom, porque faz com que você entenda melhor o que você faz e, alem disso, faz com que outras pessoas possam entender e trocar idéias sobre como fazer isso ou aquilo. A troca de informações sobre técnica é o que vai permitir com que se façam mais coisas com menos uso de força. Fora que você pode aproveitar este meio tempo da explicação para dar uma descansada ou comer uma fruta.

5)Treine sério e silenciosamente


Procure treinar sério sempre. Treinar sério exercita sua concentração e faz com que o seu treino renda muito mais do que aqueles treinos palhaçada onde cada um faz algo aleatório durante um determinado tempo. É claro que existem os momentos de diversão, mas via de regra, procure treinar sério sempre que possível.

Um treino realmente sério pode ser intenso ou não. Algumas pessoas treinam de maneira intensa, revezando os treinos da parte superior do corpo com os da parte inferior, geralmente são treinos que ocupam de duas a três horas. Não precisa de mais tempo do que isso, pois o treino foi focado e o corpo se sente confortável e exercitado. Ou então, pode se treinar de forma menos intensa onde você vai aplicar ciclos de intensidade muito grande com momentos de descanso.
Procure fazer algo novo nos treinos. Seja uma barra a mais, um planche, um saut de chat que você nunca fez. Fazer coisas novas vai te dando cada vez mais segurança sobre sua força e sobre sua capacidade de mensurar as coisas. Deixe as coisas realmente difíceis pra aqueles dias em que você sente que o seu corpo e sua concentração estão em 105%.
Tente sentir que está dia após dia progredindo, treinando sempre a parte básica pelo maior tempo possível. Digo isso porque já vi muitos e muitos praticantes tendo que parar de praticar por certos momentos de excesso de confiança sem ter a força necessária para se fazer determinadas coisas (Desde quebrar a clavícula até cair de grandes alturas).
Praticar o básico não mata ninguém, pelo contrário, só fortalece e o faz de maneira segura e confortável. Quando praticar o básico, foque nas repetições e em como elas estão sendo feitas. Não adianta fazer 30 precisões, onde apenas 5 foram realmente bons. Procure fazer um índice onde só se pode contar os movimentos feitos de forma exímia/correta/adequada/precisa. E não comece fazendo muitas repetições, pois mesmo um pulo de 50 cm de altura feito 100 vezes pode deixar os seus músculos e juntas em pedaços.
Vá semana a semana, ou mês a mês aumentando as repetições, sempre tentando conscientizar o movimento, sua saída, sua chegada e repetição a repetição, vá tentando buscar mais velocidade, sem pecar nos quesitos anteriores.

Quanto ao silêncio, procure sempre se movimentar de forma silenciosa e mantenha o silêncio no lugar onde esta treinando. Isso facilita a concentração e faz com que você fique focado no seu movimento e no barulho que ele faz. Procure evitar chamar a atenção com gritos, barulhos, movimentos errados e quedas. Se mover de maneira silenciosa também demanda muito mais força dos músculos do que se mover sem essa consciência. Alem de ajudar no ganho de força isso faz com que você tenha mais tato sobre onde esta cada parte do seu corpo e como que ela devera abordar as superfícies de forma a não gerar barulho.

Realmente espero que este texto possa esclarecer alguns dos pontos fundamentais que estão presentes nos meus treinos. Sempre procuro passar isso para aqueles que me conhecem. Façam isso vocês também. Abraço e bons treinos para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário