Guia do iniciante II

sexta-feira, 25 de março de 2011

(Tentativa de)Definição.

Definições comuns:
-'arte' do movimento;
-ser e durar;
-ser forte para ser útil;
-percorrer um caminho no mínimo de tempo possível, tentando manter a trajetória em linha reta.

Parkour é tudo isso, mas ao mesmo tempo não é só isso. Essas explicações visam apenas alguns conceitos. Não chegam a definir a disciplina da maneira correta.

Parkour é uma disciplina traduzida na linguagem do corpo, não pode ser simplificada em palavras. Quem o faz e o ama sabe definir e redefinir(palavras adaptadas de Duncan Germain, 'Projeto Pilgrimage').
Então, não há como definir. Toda e qualquer tentativa de definição será falha ao tentar traduzir completamente essa atividade em que os tracers praticam por amor e gosto. Não podemos simplesmente prescrever o que sentimos quando estamos treinando com nossos amigos(ou sozinho). É preciso conhecer e amar, para que você possa ter uma pequena noção do que é parkour, do que ele representa.

E não é simplesmente treinar para ser um tracer. Eles são mais que isso.
Um tracer, além de saber a hora de treinar, tem que saber a hora de parar. O lugar de não treinar. Tem que respeitar os transeuntes. Tem que sempre ter em mente que as coisas não foram feitas para nós, portanto, qualquer olhar torto já é motivo para repensar a respeito do que se está fazendo.
Temos que cuidar dos locais de treino. Pois não queremos ser taxados de vândalos, e muito menos quebrar/estragar lugares que gostamos de treinar. Temos o dever de cuidar das praças e dos picos como se eles fossem nosso quintal(e são. Afinal é lá que nós brincamos toda vez! ^^).
E o mais importante de tudo. Temos que ter respeito e caráter. Eu penso que é nosso dever mostrar à sociedade que não somos loucos, vândalos, ladrões nem nada do tipo. Somos atletas. E atletas de verdade. Que estão(deveriam estar) treinando para ajudar toda e qualquer pessoa em qualquer caso, cotidiano ou emergencial.
Um tracer de verdade sabe diferenciar Parkour de Free Running(girar não deprecia um tracer, se ele souber qual o seu foco).


Espero que todos pensem assim. Imagino que esse seja o caminho certo para a formação de, não só um tracer, mas um cidadão de bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário