Recentes polêmicas...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bom, vou orientar os mais perdidos sobre o que aconteceu nas últimas semanas no cenário nacional do parkour...

Como muitos sabem houve o evento "Arte do Movimento", patrocinado pela Red Bull, em São Paulo(assista o vídeo na íntegra aqui) no dia 13. Tudo bem, como eu descrevi nesse post, um evento de parkour freerunning streedance, com um grande patrocinador e envolvendo grandes nomes do Parkour/Freerunning mundial.
O primeiro problema veio ao ver nosso querido ex-presidente da ABPK, o senhor Jean Wainer(que tanto critica giros, falso-freerunning e afins com uma voracidade deveras bestial), não só apoiando o "Arte do Movimento", mas também sendo um dos jurados na prova. Mas vocês pensam que ele votou num brasileiro ao menos né? Nada disso! Na final, ele votou no Garoto-propaganda da Red Bull, Ryan Doyle.
Vídeo dele descendo a estrutura:

Eu não tenho moral nenhuma pra falar de alguém que faz parte da história do parkour brasileiro e já contribuiu realmente MUITO com o mesmo. Mas não podia deixar de comentar a controvérsia entre palavras-ações do tracer G1. Se você chegar a ler esse artigo e ficar ofendido, cabe a mim me desculpar pela franqueza e pode entrar em contato comigo, caso ache necessário. Realmente te respeito por tudo o que fez pelo nosso parkour, mas há de concordar que se contrariou nesse evento, não?

Em segundo, temos uma matéria veiculada pela manipuladora Rede Globo(durante o Esporte Espetacular, no dia 21-Domingo) sobre o mesmo evento, associando o parkour a esportes radicais, dando enfases na competição, tratando os movimentos como perigosos(disseram até 'não tentem isso em casa'! Tá certo que é perigoso girar sem treinos/orientação, mas isso caracteriza uma periculosidade além da verdadeira) entre outras coisas.
Entretanto, a maior falha foi definir isso tudo como PARKOUR. Isso chateou tracers do Brasil inteiro. A ABPK não podia ficar parada diante um erro desses, ainda mais num programa popular de um canal popular. No dia 21, o Jean mandou um e-mail à emissora relatando os erros. Quando tivermos resultados mais concretos, postaremos aqui no SeD.

Mais tarde, no mesmo dia, na SporTV(afiliada da Globo), alguns ajustes foram feitos e a reportagem ficou bem melhor, tratando o "Arte do Movimento" como um evento de Freerunning, não mais parkour.


Espero não haver chateamentos com essa postagem. Só acho que todo mundo tem o direito de expressar o que pensa. xD
Keep training!

7 comentários:

Profº Luiz disse...

"chateamento"? por que?
imagem é tudo! falo uma coisa e faço outra! exonero o freerunning e depois apoio o evento da modalidade? isso é um paradoxo! simples assim.

não é o que somos que nos define, mas sim as nossas atitudes, NINGUÉM do parkour brasileiro deveria envolver-se com o evento de Freerunning (o ÚNICO envolvimento válido foi o protesto, mas este não foi bem organizado...)
pior... votar no cara que tanto criticamos. (tá, eu sou o maior fã do Ryan Doyle do Brasil).
Freerunning EXISTE, tem força, tem patrocínio, tem mega empresas levando o nome e a marca, tem praticantes de renome que TODO mundo conhece (inclusive do mundo do parkour), enquanto isso, ficamos nos descabelando pra trazer os Yamakasy pro Brasil... isso sim, é minha maior tristeza.

Henrique Beloto disse...

Boa, Professor! ^^

Só discordo com o fato de não poderem se envolver com eventos de FR. Se eu, por exemplo, visse o Zico, o Duddu ou o Alberto Brandão como juízes, não pensaria nada de mais, entende?
Acho que esse sentimento de 'algo está errado' surgiu nos tracers somente depois dele ter falado tanto e se auto'paradoxado' no final.

Audrey disse...

Henrique, por acaso você fez algo ANTES do evento acontecer ou só esperou a bomba estourar para então criticar? Por menos efeito que sua possível atitude pudesse causar, pelo menos você teria se posicionado.

Agora fiquei curiosa com uma coisa: usando o seu ponto de vista que critica a presença do Jean, enquanto ex presidente da ABPK e blablabla, no meio dos juízes; qual a diferença em ter o Duddu, que é o atual presidente da ABPK, lá na mesma posição? Qual a palavra que você usou mesmo? Ah sim paradoxo!

Mas, de uma coisa eu sei: tudo o que aconteceu foi pontual e de certa forma necessário pra mexer num assunto que até então estava velado para a maioria dos praticantes. Agora é hora de vivenciar sabiamente esse momento de crise e re-organizar o que até então acreditava estar organizado.

Audrey disse...

Em tempo: eu não vou ao 5ºEMPK, não estou me descabelando pra trazer Yamakasy algum, mas contribuí sim; pois acredito que a vinda deles pra cá será de grande valia para o cenário nacional. Basta re-ver sobre o 4ºEMPK onde tivemos os primeiros brasileiros ADAPTados em terra tupiniquim.

Henrique Beloto disse...

Bom Audrey, disse o que penso sobre o Jean porque ele diz coisas que suas atitudes o contrariaram.
Ele que sempre criticou formas erradas de disseminação da arte. Que dizia que 'freerunning não existe', dentre outras coisas, agora apoiou um evento dessa mesma modalidade.
Se ele não tivesse falado tanto, não haveria problema algum em vê-lo no AOM, assim como não teria se eu visse o corpo de jurados com Duddu ou outros tracers importantes.

E eu não postaria algo realmente polêmico assim caso fosse minha simples opinião infundada. Tive boas conversas com alguns amigos tracers e eles reforçaram o que pensei. xD

Não acho que ele deve desculpas pra ninguém e nem respeito ele menos por isso. Só não me sinto confortável vendo auto-contradições.

Matheus Fachin disse...

Não vou colocar aqui o meu ponto de vista, espero guardá-lo por mais um tempo, porque ''a bomba não estourou ainda'' ela vai estourar, ou tudo será esclarecido em breve, esperem o próximo SdC, até lá tudo o que falarmos aqui sobre as atitudes do G1 etc... Não vão dar em nada, pois não sabemos o que aconteceu realmente.

Profº Luiz disse...

Dialogando...
Audrey, para a maioria não há problema algum em qualquer membro do PK brasileiro ser um juiz de competição de Freerunning (eu já prefiro que ninguém envolva-se pra não dar nessa confusão que esta a olhos vistos), DESDE que não meta previamente e declaradamente o pau na modalidade (ta na net isso!), nao vote no cara que ele já disse não ser uma referência pra parkour, tire pira com a cabeça das outras pessoas por estes serem ou não fãs do Ryan Doyle (levo na brincadeira a gozação de ser o maior fã do Ryan Doyle do Brasil), mas já que o cara é motivo de piada, por que então puxar o saco justamente deste? só porque a empresa a qual dizer e propagar aos 4 ventos que sentou e conversou que não haveria divulgação como evento de parkour? me poupe! isso foi puro interesse político-econômico. a crítica é cabível a partir do momento que me contradigo:

FREERUNNING NÃO EXISTE! (sou juiz do art of motion, mas nao tem nada a ver tá?) como disse anteriormente, isso é um paradoxo (como sou juiz de uma coisa que NÃO existe!?!?) - FATO!

TANTO que isso esta sendo motivo de discussão entre o próprio G1 e o Duddu, e isso pode ser bem observado no SDC.

a partir do momento que coloco um ponto de vista unilateral , não flexível e me contradigo nas minhas ações, sou passível sim, de ser criticado.

quanto ao meu cometário sobre os Yamakasy, foi só pra traçar um paralelo, sobre a facilidade da manipulação da Red Bull e a dificuldade da união dos traceurs do Brasil para terem a honrosa visita de pessoas que vem para trazer experiência e conhecimento para o PK brasileiro (creio que só um terço do valor necessário foi adquirido até agora).

quanto ao comentário do Matheus em "nao dar em nada", também concordo, pois é necessário bem mais do que meia dúzia de comentários ou opiniões pra modificar algo na nossa realidade

abraços, Awdrey, Matheus e Toledoman

Postar um comentário