Parkour como esporte.

sábado, 23 de abril de 2011

Bom, abordo esse (mamilo)assunto polêmico por ter brotado em uma conversa com meu colega de postagens, Matheus.

-O que é esporte?
Esporte é uma competição entre equipes, respeitando um sistema de leis e regras que regem a atividade a ser praticada. Tem um código de boa conduta e, muitas vezes, é praticada com honra.
Muitos dos desportistas praticam por dinheiro, visam a fama ou a autopromoção.
Esporte rende dinheiro.

-O que é parkour?
SIMPLIFICANDO HORRÍVELMENTE, é uma atividade onde os praticantes buscam seu equilíbrio corporal e sua força de maneiras naturais, visando ser hábil no deslocamento em qualquer ambiente.
Como é uma 'realização pessoal', não existe nenhum tipo de patrocínio no Parkour.
Parkour não rende dinheiro(pelo contrário, demanda algum...)

-Competição no parkour?
NÃO! O que existe aí é competição de streetdanceFreeRunning, que é uma atividade estética que se desenvolveu com alguns conceitos do parkour.

-Então, por que parkour não é esporte?
Simples. Se comparar minha explicação pra ambas atividades, verá que uma será anulada pela outra. Parkour não tem de se envolver com dinheiro ou com desafios entre 'grupos', parkour é tão pessoal quanto tua escova de dentes!

E não se deixe abalar com conversinhas em entrevistas mundo afora! Os caras podem citar 'competições de parkour' ou até dizer que é esporte... Isso é feito por pessoas que não entendem ou pra encurtar a entrevista(não é fácil explicar pra repórteres que mal entendem dos 4 esportes básicos do Brasil(Futebol, Handebol, Basquetebol e Vôleibol) a complexidade de nossa tão amada atividade. Por isso eles 'comprimem' às vezes). Apesar de eu achar isso muito errado, pois está 'divulgando' algo que não é parkour.



Alright?
Peace on you!

6 comentários:

daniloxavier disse...

Só gostaria de ressaltar nesse texto, que apesar de "pessoal" o Parkour não deixa de ser uma atividade coletiva; apesar de praticado individualmente, o intercâmbio de experiências e a idéia de evoluir em grupo é algo que na minha opinião é essencial dentro do Parkour.

Henrique Beloto disse...

Isso é verdade! Mas, ainda que usufruamos de amizades para um desenvolvimento próprio(o que de fato, ajuda muito), o parkour é muito pessoal. Não existe uma coesão. Se eu treinei a vida inteira com alguém e se essa pessoa parar, eu ainda posso seguir sozinho. Isso que quis dizer xD

daniloxavier disse...

Eu não me refiro a uma pessoa ou outra, não é um grupo "físico" cada traceur/traceuse é uma parte de um todo, o Parkour, e quando me refiro a "evoluir em grupo", não significa evoluir com um grupo isolado de amigos, significa conhecer novos lugares, novos traceurs, de outras cidades, países; e dentro do Parkour o conhecimento não se resume à técnicas de treinamento, é bom partilhar idéias e visões - mesmo que distintas - sobre a filosofia e várias maneiras de se ver o Parkour - por mais que não concorde com todas. Mas sim, entendi a idéia de coletivo que quis passar

Thiago Kinehsis disse...

Esse logo do "pro pk..." era do meu perfil do orkut? hehe

Bom txt.

att Kinésis

Henrique Beloto disse...

Na verdade, Kinésis, peguei do seu álbum. hauhuahau

Unknown disse...

Vou citar esse artigo na palestra do 5º WS

Postar um comentário