What is Parkour?

terça-feira, 4 de setembro de 2012


Se você alguma vez já foi entrevistado por algum reporter de qualquer tipo de mídia conhecida, sabe que quase sempre eles começam perguntando "O que é Parkour?". Eu sempre respondi essa questão assim: "É um jeito de usar o moimento pra ultrapassar ou brincar com obstáculos". Mas eu tenho percebido que diferentes pessoas dão diferente respostas. Wikipedia é frequentemente usada como fonte para essas respostas. Essa é a definição dada por eles:

Parkour (Pronúncia francesa: [paʁˈkuʁ]) (abreviado para PK) é uma disciplina fisica de movimento  focada em passar por obstáculos. Desenvolvida na França por David Belle, é um método de treinamento do corpo para ficar mais forte, ágil, rápido, enquanto continua eficiente e hábil de se mover livremente. Participantes aprendem a passar por diversos obstáculos combinando movimentos como correr, 'climbar', balançar, vaultear, pular e rolar. Parkour não usa equipamentos e é não-competitivo.

Primeiro, eu gostaria de mencionar que essa definição já mudou algumas vezes desde que começei a treinar. Eu costumava dizer algo sobre haver duas respostas naturais a uma ameaça: Lutar ou fugir - a opção lutar é basicamente usar-se de artes marciais enquanto parkour ensina a arte da fuga. Eu gosto dessa definição mas ela não cobre aqueles movimentos 'ineficientes' que fazemos por diversão. Agora é similar à definição clássica do Parkour - 'chegar de A a B da maneira mais eficiente possível'. Sem entrar no debate Parkour vs. Freerunning *cof* eles são a mesma coisa *cof*, como definir parkour sem escrever uma dissertação?

A definição nesse site aqui é uma descrição fantástica e inspirante(Leia agora! - Não estou sendo tendencioso!) do que fazemos mas mesmo assim admite que é difícil definir com um par de sentenças.

Eu penso que parte do problema em definir parkour é que ele se tornou muito diverso. Parkour é diferente nos quatro cantos do mundo e está constantemente evoluindo ao passo que pessoas trazem novas ideias à mesa. VocÊ pode definir algo assim com uma ou duas sentenças? Provavelmente não, mas você tem que tentar para poder se comunicar sober o que vocÊ faz(lembre-se - estamos falando para a mídia aqui e eles ficam entediados muito fácil). É 'chegar de A a B da maneira mais eficiente possível'? Eu não acho isso. Como TK17(Duncan Germain) mencionou no seu incrível documentário 'Parkour Pilgrimage', a maneira mais eficiente é geralmente dar a volta no obstáculo. Nós estamos fazendo isso por diversão também, certo? Por isso, quando defino parkour eu menciono que 'brincamos' com obstáculos.

Eu tambem adiciono que é não-competitivo(como Wikipedia faz) e que a competição é contra você mesmo. Eu acho que defino isso do mesmo jeito que treino e parece ser outro problema ao definir parkour - é uma coisa pessoal. Nós todos temos nosso próprio jeito de treinar e é isso que dificulta a definição comum. Por outro lado é essa a mesma razão que faz o parkour ser incrível. Como você define parkour quando alguém pede?

Aliás, se alguém olha fixamente pra você quando você diz o que está fazendo, você pode usar a definição do leigo:

"Parkour(Francês para Freerunning) é pular de telhados. É aquela cena de 'Cassino Royale' quando James Bond está perseguindo aquele cara nas construções. Não, não farei um backflip"



Texto integralmente copiado da Parkour Generations(use o link para lê-lo em inglês). Todo tipo de crédito e mérito pertence a eles.
Autor: Stephen Moss(Perfil da PKGEN; Youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário